terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Trabalho Aprovado na SBPC 2008

Work in Process: O mito de Medeia e o Processo da “Cia Nós 5 de Teatro”

Marinildes de Brito Souza – UFMA
Abimaelson Santos Pereira – UFMA
Eldimir Faustino da Silva Júnior – UFMA
Ivaldo Cantanhede Junior – UFMA
Thatielle Pinheiro Abreu – UFMA
Prof.ª Célida Maria Braga (Orientadora) – UFMA



Introdução

O mito de Medeia, Eurípedes – dramaturgo grego – a mulher traída pelo marido, Jasão, e que por vingança mata a nova noiva e os próprios filhos, depois fugindo na carruagem do Deus Sol, é condensada e ricamente desconstruída por Heiner Muller – dramaturgo, escritor e intelectual alemão da segunda metade do século XX – na obra Medeamaterial, onde a critica ao progresso e à civilização atual intercepta o espectador, fazendo-o refletir com o presente. Com base nessas obras, surge a proposta de pesquisa do texto Heiner Mülleriano, fragmentado, deconstruído e intertextualizado e que nos levaram a fazer de Medeamaterial objeto de estudo desafiador, com vistas a, de acordo com a proposta do Departamento do Curso de Licenciatura em Teatro da UFMA, montar um espetáculo de conclusão de curso levando em consideração os elementos mais importantes de um espetáculo teatral. A Cia. “Nós 5 de Teatro”, com duas mostras do espetáculo, de caráter experimental, dentro das pesquisas já realizadas, insere como proposta de encenação a Linguagem Pós-Dramática e/ou Performática e com base no Teatro de Bertold Brecht, da peça Didática e/ou Distanciamento.

Metodologia

A proposta desse trabalho surgiu nas disciplinas de Caracterização e Interpretação II, no 5º e 6º período, respectivamente, ambas ministradas pela profª Célida Braga, onde o ponto chave na primeira era a caracterização da protagonista Medea e na segunda a interpretação da personagem, feita a leitura e discussão da obra de Müller, percebeu-se os vários momentos dessa personagem – a mulher, a mãe, a irmã, a feiticeira e o seu último estágio, a louca – a pesquisa deu-se em torno dessas denominações, relacionando o mito com a contemporaneidade. O processo até aqui, está registrado em fotos, filmagens, portfólios, artigos, cartas, feitos por toda a companhia, (atores, colaboradores, apoios, professores, etc), assim como os equipamentos, gastos. Os ambientes desde as salas, os corredores, os pátios do próprio Centro de Ciências Humanas –UFMA, a Avenida dos Portugueses que dá acesso à universidade e ao local de apresentação – a Fábrica das Artes de São Luís, na área externa, ruínas de uma antiga fábrica, fizeram parte do cortejo que leva o público em ônibus ao local de realização do espetáculo.





Resultados e Discussão

As pesquisas resultaram em dois experimentos: “Medeias não precisam de auxílio” e “Nós filhos Medea”. O primeiro baseou-se na idéia que o grupo estabeleceu sobre a personagem, não como a injustiçada, a vítima, no seu estado de loucura, mas como completamente responsável por seus atos cruéis. No segundo, o enfoque foi nos filhos de Medea, nós, sociedade, e tudo que gira em torno destes, colocados em situação de perigo por suas próprias mães. A encenação não linear dos acontecimentos, a possibilidade de ver em cena as várias facetas das Medeas, a colocação do público dentro do espetáculo, não assistindo, mas dele participando, questionando-se, geraram as discussões pretendidas sobre o que é este Teatro Pós-dramático, que extrapola a quarta parede, o público também faz parte da cena, não há drama, não se conta uma história, se mostram ações, performances. O espetáculo teve boa recepção do público e resultou também em produções escritas.

Conclusões

Dessa forma, as experimentações nos levam a pontuar fraquezas na pesquisa e nos incentiva a ir fundo nela, no intuito de melhor elaborá-la, já que pretendemos levá-la a monografia de conclusão de curso. Além de todo material elaborado, produzido, registrado, nos serve como base, nos mostra o caminho que está seguindo a pesquisa. As diversas reações do público, provam que estamos no caminho certo de pesquisação, pois o trabalho mais especificamente pretende inserir na cena maranhense a proposta do Teatro Pós-dramático.


Palavras-chave: Pesquisa, Experimentação, Pós-dramático.

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